UNIDADES E PREÇOS

Ofertas com Etiqueta Vermelha: valores promocionais, válidos para matrículas realizadas ainda em 2017. Ligue agora mesmo para a nossa Central de Relacionamento através do número (21) 3219-4040 e confira as condições.

Valores especiais para as demais formas de ingresso. Clique e saiba mais!

AVALIAÇÃO MEC / CLASSIFICAÇÃO RUF

Nota máxima na visita in loco dos avaliadores do MEC. Segundo colocado entre as instituições privadas no estado do Rio de Janeiro pelo RUF (Ranking das Universidades do Brasil).

Sobre O CURSO

O Curso de Farmácia da Unigranrio acompanha as constantes mudanças no contexto da saúde e as conquistas da profissão farmacêutica, oferecendo uma formação atualizada com as necessidades do mercado de trabalho. Com o apoio de um corpo docente qualificado, composto por mestres e doutores com experiência profissional, que utilizam metodologia de ensino focada no aluno e um conteúdo curricular atualizado, o curso propicia a formação generalista, permitindo que o farmacêutico formado pela Unigranrio possa trabalhar em diversas áreas, como pesquisa e desenvolvimento, farmácia clínica, drogarias, consultório farmacêutico, farmácias de manipulação, farmácias hospitalares, dispensários de medicamentos, distribuidoras e transportadoras de medicamentos, laboratórios de análises clínicas e patológicas, laboratórios de controle de qualidade, indústrias farmacêuticas, produção e controle de cosméticos, análise química de alimentos, órgãos regulatórios e de fiscalização, gestão em saúde até a realização de perícias técnicas, dentre outros. Além disso, a profissão farmacêutica permite a autonomia profissional, uma vez que o farmacêutico pode atender em seu consultório farmacêutico, possuir uma farmácia de manipulação e/ou de homeopatia, bem como atuar como gestor na área da sáude.

ESTRUTURA

O Curso de Farmácia da Unigranrio conta com laboratórios para a realização de aulas práticas e simulações de situações reais da profissão farmacêutica, envolvendo laboratórios de simulação (nos quais o aluno será desafiado a vivenciar situações práticas do mercado de trabalho), laboratórios multidisciplinares (nos quais o estudante desenvolverá aulas práticas em diversas áreas, manipulando medicamentos, aprendendo a realizar exames com material biológico), laboratórios específicos (o curso conta com um laboratório de Análises Clínicas, denominado LABORAFE) e vivência de serviços farmacêuticos (para desenvolver competências que envolvam a análise de prescrição, identificação dos problemas relacionados com medicamentos). O curso conta ainda com um consultório de serviços farmacêuticos, no qual os alunos realizam orientação farmacêutica sob supervisão docente, a fim de proporcionar que os pacientes pratiquem o uso racional dos medicamentos. Os estudantes vivenciam o trabalho interdisciplinar com vários cursos da área da saúde, preparando o farmacêutico formado pela Unigranrio para a prática clínica e atuação em equipes multiprofissionais.

DIFERENCIAL

O Curso de Farmácia está inserido na Escola de Ciências da Saúde, composta por treze cursos (Farmácia, Medicina, Ciências Biológicas, Enfermagem, Odontologia, Medicina Veterinária, Estética e Cosmética, Biomedicina, Radiologia, Fisioterapia, Nutrição, Educação Física e Psicologia). O curso une tradição e inovação, pois foi o primeiro em instituição privada da Baixada Fluminense, existindo desde 1985. O aluno conta com atendimento acadêmico personalizado, com acesso direto à coordenação do curso e aos docentes. A formação acadêmica estimula a prática. Nossos alunos têm acesso a diferentes laboratórios, realizam visitas técnicas e vivenciam diferentes metodologias ativas de ensino. A Unigranrio conta com diversidade de convênios a fim de que o estudante realize estágios em diferentes áreas.

NOVO MODELO DE ENSINO

O curso foi estruturado basendo-se em competências, assim revela o direcionamento para uma formação pautada na vivência de situações próprias do exercício profissional, na interdisciplinaridade e no planejamento de carreira, ao considerar o estudante como um profissional em desenvolvimento e lhe propiciar oportunidades de experiências em pesquisa e extensão, alinhadas com sua área de formação. Além do desenvolvimento de competências técnicas específicas da profissão farmacêutica, nossa proposta pedagógica busca o desenvolvimento de perfil cidadão no estudante, estimulando o olhar para a sociedade, valorizando a responsabilidade social e a consciência de seu papel como cidadão e promotor da saúde, responsável por criar ações transformadoras a fim de modificar a realidade que o cerca.

COMPETÊNCIAS APRENDIDAS

As competências gerais e habilidades do egresso do curso de Farmácia da Unigranrio orientam-se pelo descrito nos Artº 4 e 5 das DCN de 2002 e compreendem:
• Ser farmacêutico cidadão capaz de articular seus conhecimentos com olhar em evidências científicas, habilidades e atitudes construindo soluções positivas, tangíveis e aplicáveis, visando o uso apropriado, eficácia e custo-efetividade, da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas.
• Desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde tanto em nível individual quanto coletivo. Cada profissional deve assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada e contínua com as demais instâncias do sistema de saúde, sendo capaz de pensar criticamente, de analisar os problemas da sociedade e de procurar soluções para os mesmos, dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética.
• Avaliar a organização e as interações biológicas, desde ultra até macroestruturas, considerando as diversidades dos seres vivos, estrutura e função, interações físicas e químicas, bem como mecanismos de agressão e defesa no exercício profissional em saúde, a partir do comportamento proativo.
• Aplicar os princípios da assistência e atenção farmacêutica com responsabilidade social e profissional, propondo intervenções e orientações fundamentadas na análise criteriosa das respostas à farmacoterapia, tendo em vista o contexto cultural, psicológico e social dos pacientes, em colaboração com os demais profissionais da saúde.
• Avaliar as etapas das análises clínico-laboratoriais, toxicológicas e ambientais, sistematizando a fase pré-analítica, analítica, pós-analítica, de interpretação e emissão de laudos e pareceres, da garantia e do controle de qualidade, gerenciamento e desenvolvimento de produtos.
• Aplicar a tecnologia farmacêutica para o desenvolvimento e melhoria de insumos, medicamentos, recombinantes e naturais, cosméticos, saneantes, domissaneantes e alimentos, garantindo constante aprimoramento, qualidade, procedência e eficácia dos processos em saúde, bem-estar e de produtos.
• Compreender que a formação não se esgota na Graduação, visualizando a importância da educação continuada.
• Valorizar a sociodiversidade, o multiculturalismo, as relações de gênero, raça, credo e etnia, os direitos humanos e a responsabilidade social e ambiental, atuando com ética e de forma igualitária, sendo um profissional acessível, capaz de comunicar-se integralmente e capaz de preservar a confidencialidade das informações a ele confiadas.

Já as competências específicas, compreendem:
• Desenvolver conhecimento e habilidades gerenciais e comportamentais, articulando informações, tecnologias e a conectividade na busca de soluções para situações problemas.
• Aplicar metodologicamente os saberes técnico-profissionais da profissão farmacêutica, tomando decisões para resolução de problemas e conflitos nos diferentes contextos da prática profissional.
• Avaliar a organização celular e do código genético, correlacionando suas interações biológicas envolvidas na manutenção da vida e as possíveis patologias associadas.
• Analisar os processos de função e disfunção em resposta a fatores intrínsecos e extrínsecos, correlacionando-os aos aspectos morfofisiopatológicos.
• Avaliar o funcionamento do sistema imunológico frente a distúrbios imunológicos e interações com agentes infecciosos e parasitários, discriminando as possíveis medidas de prevenção.
• Analisar a importância dos aspectos morfofisiológicos no controle da homeostasia corporal, identificando o papel biológico e as diferentes características de células, órgãos e tecidos.
• Planejar ações no campo da educação, saúde e pesquisa, compreendendo o seu potencial para a prevenção de doenças e agravos, promoção da saúde e engajamento dos profissionais de saúde para melhoria da qualidade de vida do indivíduo, da família, da comunidade e dos grupos em diferentes contextos.
• Analisar o processo de cuidar atrelado à perspectiva da vigilância em saúde reconhecendo os atores e processos envolvidos em distintos modelos assistenciais.
• Analisar o contexto da política de saúde com suas características histórico-sociais, políticas, culturais e econômicas, compreendendo os elementos que norteiam a promoção, a proteção e a recuperação da saúde nos distintos modelos assistenciais.
• Identificar as ferramentas de gestão relacionadas com os recursos físicos, humanos, materiais e financeiros, otimizando os processos administrativos e gerenciais presentes nos serviços de saúde públicos e privados.
• Gerenciar as etapas de assistência farmacêutica, atuando de forma ampla, crítica e ética no que tange a prevenção, o controle de doenças e a promoção do uso racional de medicamentos, tendo por base as políticas públicas de saúde vigentes.
• Desenvolver atividades voltadas para análise terapêutica, manipulação, dispensação, orientação farmacêutica, novas terapias e tendências na área da saúde e bem-estar, conferindo segurança terapêutica.
• Averiguar a rotina laboratorial, garantindo que os parâmetros de qualidade, reprodutibilidade e segurança sejam atendidos.
• Sistematizar procedimentos laboratoriais, avaliando os possíveis interferentes, desde a coleta até a liberação dos laudos nos processos de saúde e doença, no diagnóstico e na pesquisa.
• Analisar os hemocomponentes e hemoderivados, correlacionando-os com sua produção e interpretação de exames em serviços de hematologia e hemoterapia.
• Interpretar as análises toxicológicas, ambientais e forenses, em todos os níveis, baseando-se nas regulamentações vigentes e nos métodos e técnicas associados.
• Produzir, através da tecnologia farmacêutica, insumos, medicamentos, recombinantes e naturais, cosméticos, saneantes e domissaneantes, analisando os aspectos de formulação, produção, seleção, armazenamento, pesquisa e desenvolvimento em qualquer escala, pautado nos aspectos ético-legais da profissão.
• Atuar em processos de regulamentação, fiscalização e garantia da qualidade de produtos farmacêuticos, cosméticos e alimentos, baseando-se nos aspectos legais e padrões estabelecidos por órgãos regulamentares, a fim de garantir a segurança e eficácia de sua utilização.
• Atuar na manipulação e dispensação de terapia nutricional de uso integral, enteral e parenteral.
• Gerenciar processos de aquisição, produção, validação e logística de produtos farmacêuticos, cosméticos e correlatos, aplicando os aspectos regulatórios.
• Distinguir os diferentes métodos estratégicos de planejamento de fármacos, relacionando a influência das características moleculares e suas propriedades farmacocinéticas com a atividade farmacológica.
• Comparar insumos, medicamentos e remédios à base de plantas medicinais, analisando todas as etapas produzidas em sua seleção, preparo, dispensação e utilização.
• Realizar análises físico-químicas e microbiológicas de interesse para o saneamento do meio ambiente.

MERCADO DE TRABALHO/ ONDE ATUAR

O farmacêutico formado pela Unigranrio pode trabalhar em diversas áreas, como pesquisa e desenvolvimento, farmácia clínica, drogarias, consultório farmacêutico, farmácias de manipulação, farmácias hospitalares, dispensários de medicamentos, distribuidoras e transportadoras de medicamentos, laboratórios de análises clínicas e patológicas, laboratórios de controle de qualidade, indústrias farmacêuticas, produção e controle de cosméticos, análise química de alimentos, órgãos regulatórios e de fiscalização, gestão em saúde até realização de perícias técnicas, dentre outros. Além disso, a profissão farmacêutica permite a autonomia profissional, uma vez que o farmacêutico pode atender em seu consultório farmacêutico, possuir uma farmácia de manipulação e/ou de homeopatia, bem como atuar como gestor na área da sáude. Para saber mais, acesse o link do Conselho Federal de Farmácia, que regulamenta as diferentes áreas de atuação do profissional farmacêutico: http://www.cff.org.br/pagina.php?id=87&titulo=%C3%81reas+de+atua%C3%A7%C3%A3o

PERFIL DO EGRESSO

O Curso de Farmácia da Unigranrio tem como foco o desenvolvimento pessoal e profissional do estudante, concebido de modo a integrar de maneira indissociável a formação humana e cidadã e a qualificação para o exercício profissional, com o compromisso de assegurar aos profissionais formados a capacidade de manter-se permanentemente em desenvolvimento, de modo a garantir-lhes a trabalhabilidade. Dessa forma, o egresso da Unigranrio deverá apresentar:
• Postura empreendedora, reconhecendo que a sua carreira profissional é fruto da sua trajetória acadêmica e da sua história de vida, linhas que se entrelaçarão sempre. Assim, autonomia, responsabilidade e autoconhecimento serão aspectos requeridos deste profissional.
• Postura crítica, investigativa e propositiva, valorizará a diversidade e a alteridade, respeitando todas as formas de existência humana. Terá desenvolvido consciência ética, sendo capaz de reconhecer o valor e o poder de seus apontamentos e comunicações profissionais. Ao longo de diversas unidades de todos os eixos que compõem a matriz curricular, os estudantes serão chamados a reflexão e percepção do todo.
• Resolutividade, sendo capaz de tomar decisões pautadas em aspectos científicos, éticos e legais, considerando o uso apropriado, eficácia e custo-efetividade, da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas.
• Perfil generalista, sendo capaz de integrar o conhecimento para a resolução eficaz de situações relacionadas a sua atuação profissional e produção de conhecimento nas diversas áreas do âmbito profissional farmacêutico. Terá sólidos conhecimentos científicos que embasarão e darão consistência à sua prática profissional.
• Capacidade de trabalhar em equipes multiprofissionais, aplicando o seu conhecimento a favor do grupo e da resolução eficaz de situações a fim de corroborar com o desenvolvimento social, com a promoção da saúde e com o respeito aos direitos humanos. Terá a consciência de que o processo de formação profissional e pessoal é contínuo e, com isso, a necessidade de investimento na sua formação deverá ser feita ao longo de toda a sua trajetória profissional.
• Capacidade de correlacionar os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde com os fatores envolvidos no processo saúde e doença, deve conhecer e manejar as ferramentas da epidemiologia para realizar análises subsidiadas e traçar planos de atuação coerentes com as necessidades de cada região.

Além do conhecimento específico da política nacional de saúde, o farmacêutico formado pela Unigranrio também será conhecedor das demais políticas de proteção social existentes no país e saberá atuar de modo contextualizado em cada uma delas.
Para além dos conhecimentos teóricos e experiências práticas, o profissional formado pela Unigranrio terá desenvolvido a consciência cidadã, sendo capaz de reconhecer o seu valor na sociedade e a sua capacidade de contribuir para o desenvolvimento e a transformação social.
Por fim, o farmacêutico formado pela Unigranrio poderá trabalhar em todos os níveis de atenção à saúde, bem como nas áreas de Atenção Farmacêutica, Produção e Tecnologia de Medicamentos, Alimentos e Cosméticos e das Análises Clínicas, de forma a garantir a integralidade da assistência à saúde, baseado em conduta ética, científica e humanista.
Nesse sentido, a formação dos alunos está pautada nos pilares estratégicos da Unigranrio que fundamentam o projeto político-pedagógico institucional:

Trabalhabilidade
• Adequação às demandas do mercado;
• Promoção da autonomia profissional e intelectual do aluno;
• Capacidade de colocação e recolocação no mercado de trabalho.

Empreendedorismo
• Criação da cultura e desenvolvimento das habilidades empreendedoras;
• Capacitação para transformar ideias em negócios e gerir sua carreira;
• Iniciativa para empreender internamente colaborando para o desenvolvimento de atividades farmacêuticas.

Sustentabilidade
• Promoção do desenvolvimento sustentável da instituição no tripé econômico, social e ambiental;
• Alcance e manutenção da qualidade de vida pessoal e planetária;

Dessa forma, buscamos formar um egresso capaz de atuar plenamente nos serviços à sociedade na área de saúde em suas diversas formas de manifestações.

MÉDIA SALARIAL

A remuneração do profissional farmacêutico é muito variável, dependendo de seu ramo de atuação. A profissão é bastante promissora e tem como tendência aumento salarial ao longo do desenvolvimento da carreira do indivíduo. O piso salarial (mínimo que um farmacêutico pode receber) é: R$ 2.684,99 (Fonte: http://sinfaerj.org.br/Arquivos/Lei%207267%20de%2026%20de%20%20Abrl%20de%20%202016.pdf.


Documentos

Corpo docente

Projeto Pedagógico

FICHA TÉCNICA

TIPO DE FORMAÇÃO

Bacharelado

DURAÇÃO

5 anos (10 semestres)

CARGA HORÁRIA

4.300 horas

PRÓXIMA TURMA

2018.1

COORDENAÇÃO DO CURSO

Andréia Bartachini Gomes

andreia.gomes@unigranrio.edu.br
Formação Acadêmica Experiência Profissional Vídeo do Coordenador

DISCIPLINAS

Fase 1

  • Bases Celulares e Moleculares da Vida
  • Metodologia do Ensino e Pesquisa em Saúde
  • Cuidados na Saúde
  • Conhecimento, Tecnologia e Carreira
  • Ciências Farmacêuticas
  • Projeto Curricular Articulador - Farmácia: Carreira e Profissão

Fase 2

  • Projeto Curricular Articulador - Farmácia: Atuação e Empreendedorismo
  • Química Aplicada
  • Química Orgânica Aplicada
  • Sociodiversidade, Responsabilidade e Comprometimento Social
  • Princípios da Saúde Coletiva
  • Morfofisiologia do Movimento

Fase 3

  • Farmacotécnica de Medicamentos Sólidos e Líquidos
  • Gestão em Saúde
  • Microbiologia, Imunologia e Parasitologia Geral
  • Morfofisiologia dos Sistemas Neuroendócrino, Digestório e Reprodutor
  • Físico-Química Aplicada
  • Projeto Curricular Articulador - Saúde e Bem-estar

Fase 4

  • Fisiopatologia
  • Atuação do Farmacêutico no Serviço de Saúde
  • Integração Metabólica
  • Farmacotécnica de Medicamentos Semissólidos e Injetáveis
  • Morfofisiologia dos Sistemas Circulatório, Respiratório e Urinário
  • Projeto Curricular Articulador - Sistema Único de Saúde

Fase 5

  • Controle da Qualidade Microbiológico
  • Farmacologia Clínica e Molecular
  • Garantia da Qualidade
  • Análises Clínicas das Doenças Infectoparasitárias
  • Biologia Molecular Aplicada
  • Projeto Curricular Articulador - Medicamentos

Fase 6

  • Controle Terapêutico
  • Biotecnologia Aplicada e Bioderivados
  • Hematologia
  • Projeto Curricular Articulador - Tecnologia em Saúde
  • Análise e Controle de Qualidade
  • Citologia Hormonal e Oncótica

Fase 7

  • Projeto Curricular Articulador - Estratégias em Análise
  • Análises Clínicas
  • Farmácia Hospitalar
  • Química Medicinal
  • Neurofarmacologia
  • Farmacognosia e Fitoterápicos

Fase 8

  • Projeto Curricular Articulador - Tecnologia e Medicamentos
  • Tomada de Decisões em Cuidados Farmacêuticos
  • Bromatologia e Tecnologia de Alimentos
  • Homeopatia
  • Estágio em Tecnologia
  • Análises Toxicológicas, Forenses e Ambientais

Fase 9

  • Farmácia Oncológica
  • Estágio: Análises Clínicas
  • Semiologia e Cuidado Farmacêutico
  • Projeto Curricular Articulador - Práticas Farmacêuticas
  • Deontologia e Legislação Farmacêutica
  • Tecnologia Industrial Farmacêutica

Fase 10

  • Cosmetologia
  • Inovação e Desenvolvimento em Farmácia
  • Clínica Farmacêutica
  • Estágio: Práticas Farmacêuticas
  • Projeto Curricular Articulador - Farmácia –TCC
  • Libras
1. Valor referente ao pagamento até o 5º dia útil do mês.