Concurso “Professor Incrível” premia projetos inovadores de ensino na Unigranrio
A noite de premiação do concurso “Professor Incrível” foi digna do próprio nome e cercada de surpresas, tal como acontece na entrega do Oscar. Aliás, ali na plateia da Unigranrio estavam os 54 concorrentes que aguardavam os nomes dos três vencedores, que seriam anunciados pelo reitor Arody Herdy. Ele mesmo brincou e lembrou a célebre frase que antecede cada categoria do cinema: “And the Oscar goes to… Arthur Willian Cardoso Santos, Ângela Pereira Accioly e Daniel Boppré Felippe”. O projeto foi criado para apoiar e estimular os professores dessa universidade à produção de métodos e técnicas inovadoras de ensino-aprendizagem, com vistas a um novo modelo pedagógico, tanto presencial quanto ao de Educação a Distância.
O diretor de Marketing e Comunicação, Yves Nogueira da Gama Van Hemelryck, foi o mestre de cerimônias desse evento, cabendo ao Canal Unigranrio a transmissão ao vivo para todas as unidades da Unigranrio, inclusive para Santa Catarina, onde nossos colegas da Fatenp fizeram torcida em grande estilo. A comissão julgadora desse evento foi formada pelos professores Herbert Gomes, Sônia Mendes, Hulda Ramim e pela diretora de Recursos Humanos da Unigranrio, Rosilene Ribeiro.
Antes mesmo de exibir os comentários do reitor Arody Herdy na noite especial dessa premiação, preferimos publicar o que ele disse durante a abertura oficial do Sinctec-2015, um dia antes.
O movimento de renovação pedagógica começa pela fala do reitor Arody. “O professor é aquele que acredita no poder da transformação e da palavra. O significado de ‘Professor Incrível’ é direto e muito simples: inovar e levar para o aluno coisas interessantes, gostar do que faz e se emocionar com o sucesso dele; é ser humano e enxergar o potencial do aluno, independente das dificuldades de cada um. Lembro que não é ser o primeiro a ser lembrado, mas o último a ser esquecido. Finalizando, o professor é aquele que motiva e inspira voos mais altos. Todos vocês são professores incríveis”.
E agora, segue a fala do reitor, que enaltece a importância de ingredientes natos aos que têm o dom e o talento de ensinar.
Com tanta emoção na plateia, a ansiedade aumentava, enquanto o reitor Arody falava sobre o que mais o emocionou ao acompanhar os trabalhos de cada um: “Essa sinergia é muito importante. Eu percebi a grandeza e a importância de cada professor, a cada leitura de seus trabalhos. Todos os projetos apresentados nesse concurso são dignos de premiação. Eu fiquei com pena da comissão julgadora, que apesar de todo o critério de análise, teve que estudar, pensar e repensar muito antes da escolha dos melhores. Eu duvido que outra escola tenha tanta preocupação com esse arcabouço do conhecimento. A escola jamais terminará, apesar de tanta tecnologia e de tamanha parafernália de aplicativos. O poder da transformação é a palavra de ordem, mas tudo está sob a lógica da paixão. Todos vocês, os 900 professores de nossa universidade, são incríveis. Parabéns! Muito obrigado, mesmo”, conclui Arody.
Em vídeo exibido durante a cerimônia de premiação, alunos homenageiam professores.
A pró-reitora Comunitária e de Extensão da Unigranrio, Sônia Mendes e o professor Herbert Gomes se revezaram na entrega dos certificados aos participantes. Houve a exibição de um vídeo em que alunos homenagearam os professores desse concurso. “Eu acho que a capacidade do professor propiciar inspiração para que sonhos se realizem, talvez seja algo notável e incrível em nosso aprendizado”, afirma um dos alunos, no vídeo exibido. Outro aluno explica que o importante é o mestre ter paciência ao ensinar, propiciando estímulo aos alunos”, conta ouro aluno, no mesmo vídeo.
Para homenagear a escola que teve mais professores participantes, os organizadores chamaram à frente do palco o professor Vítor Lopes, da Escola de Ciência e Tecnologia.
A noite de emoções e de aplausos teve, ainda, uma premiação à parte: “Professor Destaque”. Foram contemplados os seguintes mestres: Diego Fernando Grau Turri, Rubens Aguiar Walker e Valéria Monção Vasconcellos. Cada professor recebia seu certificado e posava para as fotos da noite. De olho na escolha dos dois primeiros colocados, os professores se uniam na convicção de que todos tinham chances para figurar entre os três primeiros colocados. Tudo isso foi motivo de muita comemoração, mas as atenções estavam voltadas para a lista dos vencedores que estava na mão do reitor.
Daniel Boppré Felipe, da Unigranrio/Fatenp, em Santa Catarina, leva o prêmio referente ao 3º lugar.
“Agora é chegado o momento de anunciarmos os três vencedores de nosso concurso”, avisa o reitor, já olhando para os quatro cantos do auditório: “Em terceiro lugar, quem vai ganhar um curso de metodologias ativas é Daniel Boppré Felipe, que é professor da Unigranrio/Fatenp, nas disciplinas de Administração Jogos Digitais”. A plateia aplaudiu muito o nosso colega, apesar de ele não ter comparecido nessa cerimônia.
Projeto de construção de uma quadra de esportes para comunidade carente rendeu ao jornalista Daniel Boppré Felipe o 3º lugar nesse concurso de “Professor Incrível” e como premiação um curso de metodologias ativas. Inscrição custeada pela Unigranrio.
Daniel Boppré Felipe é um grande entusiasta das metodologias ativas. Ele ‘joga nas onze’, porque atua na área de Educação a Distância, mobiliza seus alunos de Administração para visitas às empresas de Santa Catarina, mas é na área de cidadania e de responsabilidade social onde reside seu espírito altruísta. O projeto social Ação Pró Cadi foi seu grande desafio, que era arrecadar R$40 mil para a construção de uma quadra de esportes e uma área de recreação para crianças e adolescentes de uma comunidade carente. Daniel afirma que já garantiu 70% desse valor, e que a construtora deverá dar início às obras ainda neste semestre. Os alunos de Administração da Fatenp se mobilizaram neste supermutirão, cuja imprensa fez questão de documentar. Vejam agora a reportagem da TV RBS/ afiliada da TV Globo: http://migre.me/rTIA8. Nesta outra matéria de jornal on-line há mais motivos que justificam o prêmio que Daniel recebeu da Unigranrio: http://migre.me/rTIH1.
Daniel disse que “fica mais fácil ser um professor incrível quando se está cercado por alunos incríveis e por uma instituição incrível também”.
“Somos gratos à Unigranrio pelo reconhecimento e pelo alto grau de comprometimento com a Fatenp. De fato, todos nós professores somos incríveis, não apenas por abraçar uma profissão tão complexa e nobre, mas porque nos dedicamos à transformação do ser humano. Fica mais fácil ser um professor ‘incrível’ quando se está cercado por alunos incríveis e por uma instituição incrível também. Eu acredito que a união de metodologias ativas com projetos sociais é imbatível, pois aproxima definitivamente o aluno da realidade social, ao mesmo tempo em que cria um canal para a aplicação de seus conhecimentos em prol de causas nobres”, enfatiza Daniel Boppré Felipe.
Na entrevista que fizemos com Daniel Felipe, percebemos que ele estava feliz e surpreso por ter sido escolhido entre tantos bons trabalhos apresentados à comissão julgadora.
Eu já havia sido homenageado em formaturas de algumas turmas em outras instituições de ensino, mas um prêmio dedicado ao incentivo de metodologias ativas, para mim, é um acontecimento único, pois sou um entusiasta desse tipo de metodologia. Meus amigos e colegas comemoraram comigo, principalmente por saber da dificuldade que é sair da sala de aula para abraçar uma comunidade carente, conclui o nosso professor catarinense.
Ângela Accioly, professora de Química e Nutrição alcança o segundo lugar com o projeto NutriQuímica.
Mas a única dúvida estava para ser esclarecida pelo reitor Arody Herdy, que usou da palavra para anunciar o segundo lugar: “Quem vai participar de um evento científico nacional, que aborda o uso de metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem é Ângela Pereira Accioly”. Ela, que é professora de Química e Nutrição, fez questão de agradecer seu prêmio. “Quando eu levei ao Reitor Arody meu convite de formatura, da primeira turma de Ciências, que envolvia Matemática, Biologia e Química, ele apertou minha e mão e disse que esperava que eu voltasse, num futuro breve, como professora”, descreve.
Ângela Accioly cumpriu a promessa que fizera ao reitor Arody Herdy: voltar à Unigranrio como professora.
“Eu fui trabalhar na indústria, mas após alguns anos, eu voltei para esta tão querida universidade. Estou comemorando este prêmio no instante em que completo 10 anos de Unigranrio. Agradeço muito ao professor Edvaldo, aos colegas, que sempre deram aquele apoio tão importante”, descreve Ângela. O seu projeto NutriQuímica visa a qualidade de vida com ênfase em planejamento sustentável. Ângela conta que relacionou os conteúdos de funções químicas inorgânicas e orgânicas na alimentação, possibilitando que o discente possa transmitir os conhecimentos adquiridos no aprendizado obtido no projeto educacional junto à sociedade. Os experimentos foram provados por sues alunos, principalmente com temas durante a Copa do Mundo, Festa Junina, além de festas de crianças e de adultos.
Aplicativo Cultura BF, idealizado por Arthur Willian Cardoso Santos, leva o primeiro lugar no concurso “Professor Incrível”.
O primeiro lugar foi motivo de olhares para todos os lados, como se as pessoas buscassem em que direção estaria o grande vencedor dessa noite de estrelas do ensino. Mas o vencedor estava bem lá no fundo, em pé, comandando as imagens do Canal Unigranrio. “Eu tenho prazer de chamar alguém que viajará para participar de um evento científico internacional, que aborda o uso de metodologias ativas no processo ensino-aprendizagem. Vem para cá, Arthur Willian Cardoso Santos. Prepare o passaporte, que o restante já está garantido”.
Arthur: “Contem comigo para dar prosseguimento ao sonho iniciado há 45 anos”.
E com aquele sorriso no rosto, Arthur agradeceu: “Eu, que não sou da Baixada, conhecia muito pouco sobre essa região, mas tinha um certo preconceito do lugar. Quando conheci minha atual esposa, ela me convidou para ir a Caxias, sendo que, a partir daí, quebrei todos os preconceitos que eu tinha, passando a ser um grande admirador da cultura e do povo de Duque de Caxias, e de outros municípios vizinhos. Para mim, é um orgulho muito grande receber este prêmio, de ver que o sonho do idealizador dessa universidade está materializado. Contem comigo para dar prosseguimento ao sonho iniciado há 45 anos”.
Cultura da Baixada Fluminense tem ponto de encontro nos smartphones.
Arthur, responsável pelo Canal Unigranrio, é um entusiasta das práticas de gamificação e mídias sociais móveis. O aplicativo para smartphones Cultura Baixada Fluminense – de autoria dele, mas que contou com apoio de conteúdo dos alunos do 3º período de Jornalismo – pode ser visto nessa reportagem da TVBrasil: http://migre.me/rTNad. Arthur recebeu dos jurados do concurso ”Professor Incrível” a nota máxima. O aplicativo possui uma mapa com 300 pontos de cultura dessa região. Aliás, em cerimônia recente em Duque de Caxias, o ministro da Educação fez questão de conhecer o autor e a tecnologia utilizada por Arthur.
é dele e o conteúdo foi desenvolvido pelos alunos do 3º período de Jornalismo, 2015.1.