Aditamento - Renovação Semestral

Após a adesão (contratação) do financiamento, o que fazer nos próximos semestres?

Todo semestre é necessário que o aluno faça a renovação do contrato (aditamento) por meio do sistema informatizado FIES (SisFIES). O período para renovação será divulgado pelo FNDE.

O FNDE solicitará ao aluno, por e-mail, que confirme a solicitação do Aditamento. O aluno deverá confirmar se os valores da semestralidade estão corretos, se não estiver rejeite o aditamento, e solicitar orientação sobre os valores. Os procedimentos serão refeitos e, estando correto, confirme o aditamento.

Depois de validado o aditamento, os alunos com DRM - Documento de Regularidade de Matrícula não simplificado deverão comparecer ao Atendimento para entregar o protocolo de validação gerado pelo SisFIES e, posteriormente, assinar/retirar uma via do Documento de Regularidade de Matrícula (DRM), que também é assinada pelo representante da comissão.

O que é aditamento simplificado e não simplificado?

Aditamento simplificado - quando não há alteração de cláusulas contratuais do financiamento do estudante. Não é necessário levar o DRM ao agente financeiro (Banco).

Aditamento não simplificado - ocorre quando há alguma alteração das cláusulas contratuais do financiamento do estudante, que neste caso o aluno levará a DRM ao agente financeiro (Banco) para formalização do novo contrato. O aluno deverá entregar cópia no Atendimento de sua unidade.